Posts about social projects, happiness and random thoughts.
Hugo Menino Aguiar

Ansiedade

anxietycartoonnourlforweb450px

Será que é do tipo de coisa que muita gente tem e ninguém fala? Eu tenho e fica aqui o registo por empatia com os outros e pela partilha de experiências.

Ansiedade é uma característica biológica que antecede momentos de perigo real ou imaginário. Eu sou especialmente bom no imaginário. Por exemplo, sempre que entro num avião, entro convicto de que é aquele que vai cair, só pode ser aquele. Ou então, o piloto e o co-piloto vão ter uma parágem cardíaca e vou ter que ser eu a pilotar. Só consigo voar de duas formas, bêbado ou medicado. Já bebi mais em voos inter continentais do que em passagens de ano. E quando ando de elevador? Quase nunca ando, escadas é que é bom. Acho sempre que o cabo vai partir e o elevador vai entrar em queda livre, ou então, vai ficar preso a meio de um andar e eu vou vomitar e desmaiar com um ataque de pânico e, claro, morrer engasgado no vómito.

Ansiedade não é fixe. Afecta como respiramos, pensamos, falamos ou nos mexemos.

Experimentei yoga, tentei não acreditar em tudo o que penso (não funcionou). Fiz exercícios de respiração, teatro, li livros de ajuda, fiz desporto, dietas e muito mais. Eis o que funciona comigo: 1) Dormir bem. Em momentos de maior ansiedade, desligo-me da tecnologia às 20:00, leio, vejo um programa de comédia, deito-me cedo. Nunca bebo café depois das 16:00. 2) Fazer desporto. Não gosto de ginásio, sou daqueles que acha que a vida já custa o suficiente mas gosto de actividades ao ar livre, tento fazer algo com amigos todas as semanas. 3) Evitar notícias ou histórias sobre doenças raras, mortes, aviões desaparecidos, insegurança em cidades, não quero saber disso (não é insensibilidade é mesmo proteger a minha biologia). São estratégias simples que têm impacto em mim, talvez funcionem contigo, talvez não. O que é certo é que se fizermos sempre a mesma coisa teremos sempre o mesmo resultado, há que experimentar.

Para mim o voo continua a ser um problema mas estou a tornar-me num viajante de comboio profissional..

“Smile, breathe, and go slowly.” Thích Nhất Hạnh

in REGIÃO DE LEIRIA – 8 maio 2014

 
Comments
 
Comments
Rodrigo Moreira

Eu revejo-me especialmente no teu cenário com o avião 😀
Tens de me dar a receita dos medicamentos, já que eu amo muito o meu fígado 😉
Força campeão \o/