Posts about social projects, happiness and random thoughts.
Hugo Menino Aguiar

Como relaxar for dummies

keep calm and relax

Sempre andei a oferecer gratuitamente a frase “quem quer fazer faz, quem não quer arranja desculpas”. O uso desta frase combinado com o desleixe no uso da palavra “não” – é perigoso e pode dar asneira.  Tive algumas semanas com muito por fazer, viagens de um lado para o outro, sensação de falha e stress como nunca.  Para ajudar a dormir quando o cerebro já não funcionava li uns artigos sobre como controlar o stress. Experimentei algumas dicas e vou escrever as 5 ações que funcionaram melhor para mim. Pode ser que esta seleção te dê jeito.

  1. É impossível estar stressado quando estou na gargalhada. Esta é provavelmente a estratégia que funciona melhor comigo. Liga para alguém que te faça rir ou vê os tesourinhos deprimentes do gato fedorento.
  2. Em vez de te afogares numa tarefa ou problema difícil, faz primeiro tarefas importantes mas que sejam rápidas. Vais ficar com a sensação de produtividade e capacidade, usa esse momentum para depois atacares os problemas maiores.
  3. Fala com alguém. Falar do que te está a chatear pode aliviar, experimenta.
  4. Diminui a velocidade. Eu falava rápido, tropeçava nas escadas para ir para a cantina, comia à velocidade da luz. Andar e comer devagar ajudou, assim como deixar tempo livre entre reuniões para poder deslocar-me com calma de uma para a outra.
  5. Fazer alongamentos ajuda a diminuir a produção de cortisol – a hormona do stress. Portanto movimentos circulares a essa cabeça podem ser feitos à mesa do escritório. Além disso, sabe bem. Há muitos exercícios que podem ser executados no local de trabalho. Yoga ou massagens também ajudam a relaxar.

Se nada disto funcionar upss temos um problema. Portanto, procura ajuda que stress intenso é grave. E já agora, andas a dormir? O tema do bem-estar é vago, e podes não saber onde começar. Mas parece que é na cama mesmo. Ve este TED talk do neurocientista Russel Foster sobre a importância de dormir e tirar o melhor do teu dia. São 15 min, usa-os como intervalo para te desligares do trabalho.

in REGIÃO DE LEIRIA – 3 Outubro 2013

 
Comments
 
Comments

No comments yet.