Posts about social projects, happiness and random thoughts.
Hugo Menino Aguiar

InterRail

10344228_10152150737208316_2444362112845273708_o

Há 10 anos fiz o meu primeiro InterRail. A celebração do 10º aniversário é uma boa desculpa para fazer mais um. A mala é a mesma mas trouxe ¼ da quantidade de roupa que levei no primeiro, também não trouxe máquina fotográfica nem de filmar – o telemóvel dá para tudo. O saco de cama cabe no compartimento que antes era para a garrafa de água. Já não vai pendurado do lado de fora. Desta vez também levo portátil, aproveitar um mês de trabalho que não implica estar num lugar específico. Pai e mãe: eu bem disse que um dia fazia um destes a trabalhar ao mesmo tempo! Fiquei mais ágil nas viagens mas mais comichoso, a SUMOL tinha-me avisado “quando chegar esse dia não lhe fales!” – e não, vou ter muito tempo para viajar no sofá lá de casa.

As viagens são experiências incríveis. Não há uma forma correta de viajar. Há os que viajam sem plano, os que viajam com todo o tipo de seguros feitos, há jovens, há velhos. Os que gostam de visitar museus e aqueles que ficam pela esplanada. Aqueles que tenho a sorte de conhecer mostram-me que, neste mundo, há muitas pessoas e há formas de viver diferentes. Infelizmente tendemos a achar que se deve viver como as pessoas do nosso circulo. Não temos grande culpa, é a expectativa que existe sobre nós, não sei de quem, mas está lá. Aquela sensação de que é esperado fazer um caminho que é parecido com os caminhos das pessoas que nos rodeiam. Não lhe fales.

Somos biliões e todos diferentes. Há mil e uma razões pelas quais viajo, mas esta é fundamental: relembro-me que eu e tu somos diferentes e que cada um de nós deve pensar no caminho que faz nesta vida. Não é numa de egoísmo mas sim de responsabilidade com a forma como usamos o nosso tempo nesta aventura.

Vemo-nos por aí! Um dia vou cansar-me de conhecer o mundo, mas hoje não é o dia, além disso estou viciado nisto, cada viagem é um dos melhores cursos que faço. Se tiveres oportunidade viaja, há opções low cost e o mundo não é como te dizem ser. A única forma de teres uma ideia como funciona este planeta e descobrir o que nele existe é veres por ti mesmo. Vais surpreender-te.

in REGIÃO DE LEIRIA – 6 junho 2014

 
Comments
 
Comments

No comments yet.