Posts about social projects, happiness and random thoughts.
Hugo Menino Aguiar

Portugal Europeu. E agora?

No dia 13 e 14 de Setembro tive o prazer de estar presente na iniciativa da Fundação Francisco Manuel dos Santos – “Portugal Europeu. E agora?”.

As sessões foram gravadas e podem ser vistas aqui. Todas são recomendadas mas se não tiveres tempo nenhum pelo menos espreita o Governo Sombra para te animar o dia!

Como referenciado no post “Portugal Europeu”, participei numa sessão com a Ana Sofia Fonseca, Ary Ferreira da Cunha e Maria João Cocco, moderada pela Fernanda Freitas. A ideia era explicar em que medida é que a minha experiência de vida foi influenciada pela Europa e de que forma a experiência europeia muda a perspectiva de cada um. O vídeo pode ser visto abaixo.

Para quem conhece o SPEAK respondo a duas perguntas que normalmente me fazem e que aproveito para referenciar aqui.

  • Às vezes surge curiosidade sobre como aparece a ideia do SPEAK. O problema foi identificado e a solução nasceu do estudo do problema. Mas há um momento que influencia o trabalho que toda a comunidade SPEAK tem hoje e que refiro quando respondo à pergunta “Qual o café da tua vida?”.
  • Nesta discussão é interessante ver a Maria João a explicar a experiência de querer viver a cultura Portuguesa e a referir o problema que o SPEAK visa resolver bem como o comentário da Fernanda Freitas sobre os festivais de leste em Portugal. A minha resposta e estes comentários explicam porque é que o SPEAK não foca o seu trabalho só no ensino da língua portuguesa mas sim no encontro, no diálogo intercultural e em dar oportunidade de cada um ensinar/partilhar a sua língua e cultura.

Houve umas quantas conversas antes desta conversa que me ajudaram a perceber melhor o impacto desta Europa na minha vida. Obrigado Loide Aguiar, Mariana Lucas, Otilia Aguiar, Pedro Afonso, Pedro Dias (olha tu a falares aqui), Raul Testa e Tinee Tuu.

 
Comments
 
Comments

No comments yet.